quarta-feira, 19 de março de 2008

MEIAS FINAIS ELITE 2008


Serão realizadas 8 meias finais do campeonato de França "élite". Desta vez será inserido no evento, um combate de Chauss'Fight, que pretende ser a versão competitiva do Chausson Marseillais, reservada aos praticantes de alto nível, o que não ficou demonstrado nos GB7 (disseram também que o nome era caso único par a 1ª gala, já lá vão três...).

A designação da gala, Boxing Savate Evolution, vai no sentido do que eu afirmava numa mensagem anterior. Esse Chauss'Fight é realmente muito parecido com a evolução da Savate a que alguns querem chegar.
Nesta versão pode-se igualmente percutir com as tíbias e agarrar o adversário.
Tenho dúvidas:
- Gostaria de perceber a vantagem em utilizar as tíbias, se as caneleiras são obrigatórias nestes combates.
- A protecção prolonga-se ao pé que, assim o quer a modalidade, está calçado. Porquê usar sapatos?
Quem quiser saber como e o que foram os GB7, é só dar uma espreitadela aqui.

2 comentários:

Marcelo Flores disse...

Se se pretende essa evolução, eu não vou evoluir. Na minha acepção, toda a beleza, subtileza, elegância e destreza se perdem com uma variante destas. E que diferença lança isto para um boxe tailandês ou kickboxe? Não me digam que é só o nome francês...

Pedro da Glória disse...

Já somos dois!
Para a modalidade ser aceite na FFSBF, alegou-se que o Chausson faz parte das origens do BF. Até aí tudo bem. Mas o Chauss'Fight que pretende ser a versão desportiva, não me parece ter algo a ver com as origens tradicionais.
Numa reportagem em: http://www.newsboxe.com/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1
um dos responsáveis, é considerado o "inventor" da modalidade. Há aqui alguma contradição no meu ver. Ou é modalidade antiga ou recentemente criada.