sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

AS ANTIGAS SÉRIES

Limitarei-me à categoria masculina sénior e à competição oficial ou oficializada.
As antigas designações referentes ás diferentes séries, e as durações dos encontros:

O actual combate 2º série:
- Combate técnico: 5 x 1,30
- Pré-combate (a partir de Set 1982): 4 x 1,30

O actual combate de 1ª série tinha a designação de:
-Combate total

A actual série "Honneur":
- Espoirs que depois passou a ser 1ª série a partir de Set 1982: 5 x 1,30

A actual série "Élite":
- Série nacional: 5 x 2

Já tinha referido igualmente que aquando do "combate técnico" o KO não era decisivo. A pontuação era de 4 valores para a eficácia e de 6 para a técnica. Para o KO poder dar a vitória, tinha de haver vantagem de pontos sobre o adversário. Na decisão final do juizes, o KO aumentava a nota de eficácia.

Para os títulos nacionais na versão de combate total (1ª série, série nacional), as eliminatórias eram directas. Era um sistema que limitava um pouco os confrontos durante os campeonatos, ao invés do sistema actual de "poules" que multiplica os encontros por categoria.

Muito antes disto tudo, chegaram-se a realizar combates para títulos em 3 x 3 e 3 x 2. Se não estou em erro o 3 x 3 era enquanto o BF estava inserido na federação de Boxe, e o 3 x 2 na federação de Judo e por altura do comité nacional de BF e da 1ª federação oficial. Mas terá de ser confirmado, estando eu a escrever de memória o que me contaram alguns "dinossauros", por não ter conhecido essa época, obviamente enquanto praticante.

Sem comentários: