quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

UM PIONEIRO DOS ANOS 90

Em 1989, dirigi um estágio de dois dias em Mindelo, Vila do Conde. A organização foi de José Sousa. O objectivo, era dar a conhecer o BF a praticantes de outras disciplinas, e tentar desenvolver a modalidade pela zona Norte.
O estágio foi sem dúvida interessante, com uma boa participação, mas não ajudou muito ou nada na divulgação da Savate pela região, não tendo havido continuação.

Em 1994, soube por Alberto Alves, representante da APBFS em França e assessor de José Pinheiro, que José Rodrigues (Jóca) tinha começado a dirigir treinos na zona do Porto.
Entrámos de imediato em contacto telefónico. Tentou-se resolver o seu isolamento, e que pudesse beneficiar da estrutura associativa já existente. Não nos podemos esquecer que na época, já se tinha organizado diversos eventos, e tínhamos adquirido alguma experiência competitiva.

Jóca desconhecia a existência da Associação, tanto que tinha ido a França participar no curso de monitor a nível particular.
Depois de um primeiro encontro na Parede, onde logo simpatizamos, inclusive chegou a treinar no meu clube, decidimos trabalhar em parceria na divulgação do Boxe Francês. Eu e mais todos aqueles que já davam aulas, na zona de Lisboa, e ele com os que iria formar, na zona do Porto.

José Rodrigues com José Pinheiro

Eu, Jóca e José

O nosso relacionamento foi curto, mas de bom entendimento.
José Rodrigues organizou o estágio com José Pinheiro em 1994 em Gaia. Depois mais tarde, em 1999, outro com Richard Sylla.
Trabalhou na divulgação do Boxe Francês em vários ginásios, formando diversos elementos.
Acabou por se afastar da Savate, mas deixou bases e gente a dar continuidade à obra iniciada.
Foi mais um pioneiro, talvez não no mesmo sentido cronológico daqueles que me referi anteriormente, mas trabalhou para dar a conhecer a Savate numa altura em que era necessário, havendo na época já muitos clubes, mas maioritariamente nas zonas de Sintra, Cascais e Oeiras.

Encontrei-me há relativamente pouco tempo com ele, durante uma gala de kickboxing em Vilamoura.

(Aos poucos vou continuando a minha história sobre o BF em Portugal, falando daqueles que ajudaram na divulgação, até chegar à grande fase que foi a criação da FPS. Fique claro que não me vou esquecendo de ninguém. Vou escrevendo segundo a inspiração e os documentos na minha posse)

2 comentários:

Marcelo Flores disse...

Pedro, se me permites a correcção, o estágio que houve em Gaia com o Richard Sylla (acho que no gymnocedro) foi em 1999 e não em 2000. Recordo-me que na altura eu tinha-me iniciado há pouco tempo e não fui porque já tinha planos feitos: acampar. Que grande burro! Mas como o que está feito, feito está apenas acrescento que de Sintra foram o Álvaro Terezo, o "Vasquinho Sabugal" e o Paulo "Arrifaman" (isto é só nomes artísticos!).
Curiosamente, quando em 2005 me desloquei a gaia para, em nome do nosso grupo de Sintra, fazer uma primeira abordagem para reunir todos numa Federação, me perguntaram pelo Pinheiro, ilustre gentleman que eu não conhecia. Mas ainda há tanta coisa que eu não sei, por isso e uma vez mais, estou grato que vás contando alguns episódios de um passado que, afinal se revelou bastante pródigo e que, tem nomes dos quais nos podemos orgulhar.

Pedro da Glória disse...

Exacto, como não fui estava na dúvida.
Corrijo de imediato a publicação.
Obrigado