sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

DATA HISTÓRICA

Dia 15 de Dezembro (amanhã), para mim é uma data histórica.

Porquê histórica? Fica aqui a minha explicação.

Depois da criação da primeira associação nacional de Boxe Francês, e apesar de ter havido combates a nível internacional com representação portuguesa, assim como alguns combates de demonstração, inseridos em galas de desportos de combate e artes marciais, em 15 de Dezembro de 1990, realizou-se a primeira competição nacional de Boxe Francês/Savate, sob a égide da APBFS.

Foram necessários cinco anos de modalidade em Portugal, para que houvesse vários clubes e atletas de bom nível para começar a competir internamente.

O local escolhido, foi o pavilhão dos Bombeiros de Parede, os quais contribuíram, além da sala, com a presença de um médico e socorristas. O ringue foi-nos cedido pelo meu amigo João Martinez de Setúbal (Campeão de Full Contact e Kickboxing WKA).

Jorge (Parede) de fato cinzento, Paulo (São João do Estoril)


Raul (Parede) de fato cinzento, António (Linda-a-Velha)

Em homenagem ao meu treinador que ofereceu o troféu (uma bela taça), e que muito me ajudou para o desenvolvimento da modalidade, tendo igualmente recebido atletas portugueses em França, baptizou-se este encontro de:
1ª Taça Le Blon.

A conquista da Taça, independentemente dos prémios individuais, foi baseada no sistema de pontuação por cada equipa participante. O objectivo, era realizar essa Taça anualmente, tal como se de um campeonato nacional por equipas se tratasse. Ficaram limitadas a três encontros, 1990,1992 e 1993, intercaladas com diversos encontros.

Participaram os clubes de Parede, Linda-a-Velha, Sintra, São João do Estoril. Deveriam ter participado igualmente dois clubes convidados (Estoril Praia, Setúbal), mas por uma questão de gestão tornou-se impossível.

O encontro desenrolou-se nas diferentes vertentes, técnica e combate.

Nos intervalos da competição, houve demonstrações infantis masculinas e femininas.

Foram igualmente atribuídas nesse dia, as taças de melhor combatente e melhor estilista da competição.

O sucesso foi tal, público não faltou, que houve motivação par dar continuidade a esse tipo de evento. Logo no mês seguinte, realizou-se a Taça Jaime Gym em Linda-a-Velha, já com o primeiro ringue da associação, que foi igualmente bem sucedida.


Assim que recupere o vídeo, será em parte publicado, estando limitado por enquanto a algumas fotos de má qualidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para mim também é. Já treinava em Sintra, com o Barreno, e usufrui da Associação para fazer os meus combates. A associação não morreu. Evoluiu. Deixou sementes para crescer. E tu continuas a ser o adubo que potencia o seu crescimento.
Parabéns pelo teu blogue, que é o veiculo para divulgação e troca de impressões a respeito desta modalidade.
Álvaro Terezo

Pedro da Glória disse...

É pena que os clubes que nasceram depois dessa data, não terem tido, na sua maioria, continuação. Chegou-se a realizar torneios com a participação de muitos clubes.

Digam o que quiserem, a competição é um ambiente extraordinário!