sábado, 10 de novembro de 2007

DESCOBERTA FELIZ NOS MEUS ARQUIVOS

Este curto vídeo, foi um pequeno treino de combate, mas bastante animado com José Pinheiro, durante um estágio em Vila Nova de Gaia, em Outubro de 1994. Posso dizer que nós nos divertimos.
É de realçar que eu e José somos de duas gerações de atiradores quase contemporâneas, mas de categorias de peso diferentes. Ele, em menos de 54 kg, e eu nessa fase andava à volta dos 57 ou 60 kg, apesar de não competir oficialmente em BF desde os finais de 1985 (os outros combates que fiz depois, é outra historia).
José já era Vice Campeão Mundial, e estava-se preparando para a final do título Europeu desse ano.



O vídeo que segue, foi um treino em Oeiras em Julho de 1993, antes de um inter-clubes, com o meu aluno e amigo Rui Farinha.
Rui treinou comigo na Parede de 1986 até 1992, altura em tomou conta de uma sala em Alcabideche, que manteve até 94/95. Aliás, foi nessa mesma sala que se desenrolou o estágio de Janeiro passado. De 1993 até 1999, continuou a treinar comigo de forma irregular, não conseguindo como é óbvio conciliar as suas aulas e as minhas, assim como a sua carreira profissional. Rui participou em vários combates de 1ª série e "assauts", chegando a fazer parte da equipa de 1990 que combateu em França, e no ano seguinte (1991) enfrentou o nº 11 mundial, na pessoa de Dominique Mourequito.



Gravado em Março de 1994. De fato cinzento, temos Adelino Costa, aluno da Parede. De integral vermelho e preto, um atirador de Oeiras aluno do Raúl Vital, cujo nome não me recordo. Adelino foi um fora de série. Nesta data ainda era júnior. Mais tarde, creio que foi campeão nacional de Kickboxing. Depois de ter emigrado para os Estados Unidos, tornou-se campeão do estado de Nova Iorque (foram as notícias que tive). Neste combate, e isso por parte dois atiradores, podemos apreciar a correcção, a técnica e a mobilidade. Foi julgado como sendo um combate técnico, deixou-se trabalhar, mas não se permitiu a possibilidade de KO.



Decidi colocar só mais um vídeo, de forma a poder fazer uma pergunta. Quem sabe o nome do atirador de integral de base preta? Talvez o reconheçam pelo equipamento. Isto foi filmado em Julho de 1993, os dois tinham pouco mais de um ano de prática. O árbitro, é o amigo Raúl.



Há que desculpar a má qualidade da imagem e a falta de som (isso penso que já seja outro tipo de problema). Tinha registos da quase totalidade dos meus combates, assim como das competições realizadas sob a égide da APBFS, em cassetes VHS (para alguns dos mais jovens, deve ser comparável ás ferramentas da pré-história). Emprestei, nunca foram devolvidas. Foi pena....
Apesar de tudo, se descobrir mais algumas "antiguidades" interessantes, serão publicadas.

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Pedro pelos bons momentos de Savate (teus e de todos os outros) que nos deste o prazer de ver nestes videos. Foi muito bom ver a "velha guarda" (digo isto com o maior respeito) e os primeiros praticantes de Savate, no seu melhor. Chamo a atenção para o nivel técnico, movimentação, defesas e ataques incisivos de alguns dos atletas aqui presentes. E... nao esquecer, algo que na minha opinião (talvez devido um pouco a todos os novos deportos de combate que surgiram nos ultimos tempos) se vê cada vez menos, uma utilização de todos os movimentos técnicos (do savate) a serem utilizados de uma forma eficaz e não apenas alguns... Por favor, se tiveres mais, partilha conosco. Abraço, Francisco Abreu

Pedro da Glória disse...

Já publiquei mais uns quantos.
Foi pena ter "perdido" os registos vídeo da maior parte do foi feito durante tantos anos. Refiro-me a várias competições nacionais, mas principalmente à minha carreira, assim como a ida a França em 1990.

Pedro da Glória disse...

Aproveito para dar a resposta à minha pergunta sobre o atirador do último vídeo.
É o nosso amigo Jorge Gonçalves. O mesmo que perdeu a final do Campeonato técnico com Paulo Silva.

Unknown disse...

Grande Jorge!!! Vamos lá perder a barriguinha e trabalhar para voltares à forma. Pode ser que o cabelo também cresça. Brincadeira amigo, ficas bem assim. Gostei de ver o teu trabalho neste video. Abraço