segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

MODERNICES / OPINIÕES

Certas pessoas (alguns responsáveis técnicos) pretendem "limpar o pó" à Savate.
De que falam essas pessoas? Muito simplesmente pretendem acabar com o "integral" típico da modalidade, e que se adopte como traje oficial umas simples calças. Evidentemente os combates se efectuariam de tronco nu.
Há quem fale também de criar um ramo profissional dentro da Savate.

Eu pessoalmente, sou contra o facto de abdicar do meu fatinho ao qual tanto estou habituado. Fique claro, que por diversas vezes participei em combates de outras artes em que as regras e equipamento obrigatório exigiam combater de tronco nu. Só que não era Savate!!!!!!
Por graça poderia publicar fotos minhas equipado para outras formas de combate e de tronco nu (seriam já velhinhas, a barriga não perdoa), mas continuo a insistir que naqueles casos tinha mesmo de ser.

Quererão estes senhores em vez de "limpar o pó" às tradições, simplesmente acabar com elas???

Espero sinceramente que essa "modernice" que alguns têm em mente não vá para a frente. Na minha modesta opinião seria desnaturar o Boxe Francês/Savate.

Aqui já sabem da minha opinião e posição. Qual será a vossa?

1 comentário:

Anónimo disse...

Incrivel!!! Querem tirar todo o sentido às modalidades... Desde que me conheço como praticante, a Savate é praticada com fato integral... Apesar de nao ser do agrado de todos, penso que distigue a modalidade, tal como os calções de thai, as calças de full ou a sunga de vale tudo, o fazem nas respectivas modalidades!!! Que eu saiba não é obrigatório o uso nos treinos, logo, não tem lógica não o obrigarem a usar em combate ou demonstrações...
Em relação ao artigo mais abaixo sobre a história da savate e do muay thai, penso que se deve esclarecer que há diferentes histórias sobre a proveniência das diferentes modalidades, e cada um acredita no que quiser... Acho é que não deviam misturar a savate com o full contact, o kickboxing, e o muay thai, pois não têm nada a ver... Esses autores poderiam eventualmente ser aconselhados a ir pesquisar um pouco mais e explicarem que o que escrevem é baseado neste ou aquele artigo, e não por sua auto-recriação como parece ser o caso... É um pouco como eu agora aparecer a dizer que Deus existe e pronto... Sem me basear em factos ou dados concretos. É só uma opinião sem fundamento... Posso dizê-lo e até defendê-lo, se tiver como base dados concretos ou determinada religião, mas deveria sempre expô-la para melhor compreensão de todos! Um abraço a todos e bons treinos.
João Diogo