sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE SAVATE




1. RUMO A UMA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL

Desde o fim do século 19, os savateurs belgas, franceses e italianos encontravam-se de forma esporádica. Em 16 de Dezembro de 1972, pela inicitiva do Conde Pierre BARUZY, Présidente Fundador do Comité National de Boxe Française, em 1965, e a seguir da Fédération Française de Boxe Française, em 1975, um mínimo de três paises deviam se reunir para fundar a Fédération Internationale de Boxe Française Savate, mas sómente dois paises se apresentariam:

  • A Belgica, representada pelo Senhor FRANKAR, Présidente da Liga Real Belga (L.R.B.B.F.S.)
  • A França, representada pelos Senhores Conde Pierre BARUZY e Michel MARLIERE, Présidente do Comité National de Boxe Française (C.N.B.F.)

Com a Italia ausente, a associação internacional não seria oficializada.
Em 10 de Junho 1982, Pierre SILVE, Vice-Présidente da Fédération Française de Boxe Française elaboraria um projecto : a criação da União Internacional de Boxe Francês (U.I.B.F.); o Senhor Alexandre WALNIER representara a Belgica. Só dois paises estariam reunidos em Paris.Esse projecto não se concretizaria. Durante esse período, Christian GUILLAUME, professor de Boxe Francês, seria o artífice do desenvolvimento da nossa disciplina além das suas fronteiras históricas e tradicionais, tendo implantada-a na Holanda.
Em 1983, Marc GUERIN, Vice-Presidente da Federação Francesa, organisaria o primeiro grande encontro intercontinental, FRANÇA-EUA.
Em 1985, Alexandre WALNIER (Belgica) organisaria um encontro intercontinental (Europa, Africa, América, Médio Oriente).
Um professor, o Senhor Damien WEHR, implantaria o nosso desporto na Jugoslávia com Vuk Rajkovic


2. FUNDAÇÃO DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL

Em 1985, Pierre GAYRAUD, Presidente da Fédération Française de Boxe Française conseguiria reunir, em 23 de Março de 1985 na sede da Federação Francesa, em Paris, , os delegados de 11 paises em Assembleia Constituinte da Federação Internacional de B.F. SAVATE.
Os paises representados eram:
BELGICA - CAMARÕES - FRANÇA – GRÃ BRETANHA - HOLANDA - ITALIA – MARROCOS - ILHA MAURICIA - SENEGAL - TUNISIA - JUGOSLAVIA
Foram justificados :
ALEMANHA FEDERAL - ESPANHA – COSTA DO MARFIM
O Senhor Jean-Marie ROUSSEAU (França) foi eleito primeiro Présidente da Federação Internacional de B.F. SAVATE (F.I.B.F.S.).
A F.I.B.F.S. tinha sede em 25 boulevard des Italiens, Paris, que dividiria com a Federação Francesa. As duas linguas oficiais seriam o Inglês e o Francês.
Em 24 março de 1985, se realizaria a primeira reunião do Comité Director.
O Senhor Conte Pierre BARUZY (França) é eleito Présidente Honorário;
O Senhor Alexandre WALNIER (Belgica): Secretário Geral, Tesoureiro ;
O Senhor Franck VAN DEN BERG (Holanda): Secretário Geral Adjunto.
O Presidente Pierre GAYRAUD, artífice dessa Assembleia Constituinte , declarava : "Estou convicto que fizemos um grande passo em frente na estructuração e desenvolvimento internacional do nosso desporto".
Assim, tinha nascido a Federação Internacional.

Sem comentários: