domingo, 9 de junho de 2013

SYLVAIN POSTEL

No  último dia 31 de Maio, Sylvain Postel veio à sala provisória de BF de Viroflay afim de dirigir um treino de duas horas.
Foi um treino bastante puxado fisicamente, onde o pessoal respondeu ao exigido.
Apesar do imenso campeão que foi, o Sylvain é de uma humildade exemplar.
A sua simpatia e pedagogia foram apreciadas pela totalidade dos praticantes presentes, chegando a pedir-me que o convidasse novamente a vir nos visitar. Claro que o farei...
Sylvain foi certamente o melhor tecnicista da sua geração. Incompreensivelmente, nunca foi tão mediatizado como tantos outros (certamente pela sua forma discreta de ser, fora do ringue).
Também nunca percebi o porquê de nunca ter integrado o INSEP, assim como os quadros técnicos da Federação Francesa.
No seu curriculo contam os títulos de campeão junior 81e 82, esperança 83, sénior de 84 a 88, europeu 90, vencendor da Taça de França 98, Taça da Europa 99, Taça do Mundo 2000. Impressionante!
De recordar igualmente a sua meia final europeia em 88 contra Ernesto Hoost.

Em 1981, enfrentou e venceu na final do campeonato nacional junior, o meu colega de clube e filho do meu "pai espiritual", Philippe.
Em 1986, quando acompanhei o José Pedro Barreno a Nancy, ficamos alojados com o Sylvain no mesmo quarto, tanto que já sabia da sua simpatia e paixão pelo BF do qual é praticante há mais de quarenta anos.

Sem comentários: