sexta-feira, 24 de abril de 2009

OS ÚLTIMOS SEIS MESES

Estive os últimos seis meses em França por razões profissionais.

Voltei ao meu clube do coração (USM Viroflay). Foram seis meses cheios e BF.
Acompanhei atletas a competições, tendo eu pessoalmente participado na Taça de França.
Orientei treinos de BF, tentei lançar novamente a Canne no clube, dirigi aulas de Savate Forme, assisti a estágios e presenciei a uma homenagem a Marcel Cerdan.

O GRUPO DE SAVATE FORME

(Sophie, Béatrice, Virginie, Aline, Géraldine e Agathe)

Tentei dar um toque pessoal e mais "espírito BF" ao grupo de Savate Forme. Creio que tenham apreciado o meu trabalho.
Foram somente algumas aulas de substituição, mas muito agradáveis, no meu ver.

A TAÇA DE FRANÇA


Regressei à competição, participando nas eliminatórias para a Taça de França. Não estava na categoria ideal (-65 Kg). O resultado foi péssimo, tendo perdido os dois confrontos.
Bloqueei por completo. Não verdadeiramente no aspecto técnico, mas de tal maneira que ainda não percebo o que se passou, recuando e deixando os meus adversários tomar totalmente conta do confronto. JP tem uma teoria...Mas para mim, foi o facto de estar tantos anos afastado do ringue como atirador. Faltava a tal "chamazinha" dos outros tempos.
Apesar das derrotas, saí feliz.Voltar mais de 24 anos depois à competição, já foi para mim uma grande satisfação, mas claro que a idade não perdoa....

OS TREINOS DE BF

(Guillaume, Olivier, Eu, Christophe)

(Olivier )

É certamente uma das coisas que me dá mais prazer, treinar...os outros. Foram muitos treinos e muita gente. Um ambiente extraordinário que só me poderá deixar saudades.
Penso que os truques "à la Pedro", como diziam, foram de alguma ajuda.
Quero agradecer, mais uma vez, a festa de despedida "surpresa" que me preparou Julia (presidente da secção BF).

OS TREINOS DE CANNE

Tentei que se praticasse novamente a Canne em Viroflay. A adesão não foi a esperada, aparecendo pouca gente no treino. Foi pena! Não nos podemos esquecer que Viroflay foi um clube de muita tradição na Canne, chegando a ter bons resultados em competição, nomeadamente com David Forget (campeão nacional).



Laurent (amarelo) atirando comigo (vermelho): Laurent nesta fase tinha cerca de 2 meses de Canne, treinando só uma vez por semana. O resultado está à vista.


A HOMENAGEM A MARCEL CERDAN

Jean-Pierre, Mhand (campeão mundial de BF 1993), Eu

Marcel Cerdan Jr

Guillaume, Eu, Philippe

Fui assistir a uma homenagem a Marcel Cerdan, onde havia, além de uma exposição, uma demonstração de Boxe e iniciação com crianças.

Mhand Younsi fez a demonstração. Quando me viu no meio do público, reconheceu-me, fez um grande sorriso: Quando dei por mim, estava de luvas calçadas frente a ele, e sem o equipamento adequado. Que belo atirador! Trabalhamos de forma muito realista, mas com grande respeito mútuo.
Mhand era conhecido por: "o homem de dois corações", tais eram as suas capacidades físicas. Era rapaz para manter o mesmo ritmo do princípio até ao fim, durante um combate.
Só para dar uma pequena ideia, no dia seguinte a esta homenagem, ia correr a maratona de Paris.

Claro, falta muita coisa para contar e muitas fotos para publicar. Teria de falar igualmente de todos os atletas que acompanhei às diversas competições, da minha opinião sobre as mesmas, da vertente "assaut" e da arbitragem, assim como da fórmula. Ficará talvez para uma outra vez.

Sem comentários: