terça-feira, 20 de novembro de 2007

"A" SAVATE

Foi com agrado, que durante as minhas navegações pela Internet, fui parar ao novo site da Federação Brasileira de Savate, e apercebi-me de um pormenor.
(Fica o link em "Federações", em substituição do antigo.)
Pensava que era o único que tratava Savate pela forma feminina. Mas não, os nossos irmãos Brasileiros a tratam da mesma forma, que na minha opinião será a mais correcta:
"O" Boxe Francês, "A" Savate... Sempre me soou melhor, apesar de já ter referido por diversas vezes, preferir a antiga e original designação.
A actual designação foi deliberada em Assembleia Geral no ano de 2000, há que respeitá-la. No entanto, hábitos são hábitos. Sabendo que quando comecei na modalidade, havia "A" Savate e o Boxe Francês, que diferiam por pormenores técnicos ( em particular certos movimentos frontais). Mas essa Savate não era a que deu origem, em conjunto com o Boxe Inglês, ao Boxe Francês.
Foi sim um desentendimento entre dirigentes que obrigou a tal coisa. Não podendo haver duas federações nacionais representando a mesma modalidade, procurou-se um nome dentro da origem da modalidade. Após a reunificação, baptizou-se a nova federação : FFBF/Savate DA (DA queria dizer Disciplines Assimilées, actualmente passou a Associées), e optou-se pelo actual integral, porque as duas entidades usavam equipamentos diferentes, assim como algumas técnicas frontais que inicialmente só foram autorizadas em série nacional (chassé e revers). Creio que somente em 1982/83, foram permitidas às restantes séries.

Há de realçar também, que nesse site puseram um link para a FPS. Só podemos agradecer-lhes pela cortesia.

Sem comentários: