segunda-feira, 17 de setembro de 2007

SÉBASTIEN FARINA

Sébastien, apesar de o ter incluído no meus combatentes favoritos, não expliquei mais sobre ele.
Nós nos encontrámos pela 1ª vez em 1986. Coincidência, falou-me do meu combate contra Jean Luc Decourcelle, ao qual ele assistiu. Mais tarde, ele enfrentou e venceu Jean Luc, que eu muito admiro, por duas vezes (Títulos Mundial e Europeu).
Voltámos a nos encontrar no mesmo ano em Nancy, quando José Pedro Barreno participou nos Internacionais Júniores, e confidenciou-me gostar de Portugal e de produtos portugueses. Inclusive chegou a usar publicidade do seu patrocinador no equipamento : "Costa do Sol".
Tive a honra de rodar com ele no INSEP em 87. Nessa altura, éramos da mesma categoria de peso. Posso afirmar sem complexo, que foi o atleta que mais me "asfixiou" no ringue, e estou a falar duma época que certamente terá sido a minha melhor ao nível de preparação. Foi simplesmente impressionante. Em que lado fosse eu tentar tocar, lá estava ele a contra atacar. Quando o atingia, lá vinha ele para cima, e nada conseguía eu fazer.
Ao sair do ringue, após vários rounds, dirigi-me a Hervé Bruandet, treinador da equipa de França, dizendo: "Este rapaz é uma máquina!!". Hervé respondeu-me com um sorriso: "Pois é, vais ouvir falar dele muito em breve."
Nesse mesmo ano, Sébastien elogiou o nosso amigo Miguel Castro com quem ele fez sparring por diversas vezes.
Sébastien era um exemplo de simpatia e humildade fora do ringue.

Nascido em 1 de Dezembro de 1968, representou a alto nível as categorias de super plumas e ligeiros. Ganhou os títulos de Campeão Europeu (junior e senior), Mundial (senior) e várias vezes de França (cadete, junior e senior).
Teve igualmente uma carreira invejável em Kick Boxing WKA repleta de títulos.


1989- Taça do Mundo- adversário: J.Luc Decourcelle (Bélgica)

1987-Internacionais de Paris-adversário: Tomas Binel (Espanha)

1989-Campeonato de França-adversário: Ali Bouchema

Afastou-se da FFBFS, por razões pessoais. Penso que ainda dê treinos em Marly-le-Roy, mas só confirmando.

Sem comentários: