segunda-feira, 10 de setembro de 2007

SAVATE VS CHAUSSON

A recente aceitação do Chausson Marseillais (à experiência durante um ano) no seio na Federação Francesa de Savate, é alvo de um debate bastante interessante no fórum da mesma federação.

A modalidade pretende ser a descendente de uma das artes que deram origem ao Boxe Francês.

Parece-me um falso pretexto, porque segundo o código do Chausson (admito não saber quem o criou, apesar de ter uma pequena ideia), deveria ser uma forma totalmente diferente daquilo feito em competição.
Essa mesma forma de competição, assemelha-se na perfeição ao que alguns desejam ser a Savate de competição e do “futuro”: Tronco nu, pontapés não armados, golpes com tíbias e possibilidade de agarrar o adversário.
Resumindo, é parecido com tudo e não se parece com nada.

Certos indivíduos afirmam que seria uma forma de maior divulgação internacional, já que segundo eles, nós “estrangeiros” somos contra o uso do integral, de algumas regras e exigências técnicas. (???)

Treinadores franceses, devido ao rumo que estão a tomar as autoridades competentes, recusam a inscrever os seus clubes na respectiva federação.

É pretendido, igualmente em substituição da actual formação de quadros , um diploma de ensino pugilista , diploma esse que daria aptidão para ensinar em qualquer desporto de combate de ringue.

Sem comentários: