domingo, 15 de julho de 2007

JÁ ESTÁ MAIS PERTO

Tal como tinha escrito após a Gala de Junho, "da próxima será melhor", e realmente foi.
Já nos estamos a aproximar (daí o título) seriamente do que se pretende ao nível da competição. Creio que a criação de um calendário de competições vai ajudar, no sentido de se realizarem provas com mais frequência e certamente por todo o país.

1/2 Finais -70kgs. Paulo (Felgueiras) vs Hélder (Maia). A balança é que manda, mas Hélder estaria melhor em -65Kg.

Joaquim (Maia) venceu Paulo "Arrifaman" (Sintra) que me pareceu em dia não, na categoria -80Kg. Joaquim tem uma boa panóplia técnica, e soube usá-la de forma a dominar o encontro. Já tinha visto o Paulo rodar em assalto e bem melhor que o fez na final.

Um ambiente agradável. Foi pena alguns atletas terem ficado de fora do ringue por falta de adversário.

Leonel (Caminha) vence António (Sintra) -85Kg. Leonel mostrou ter rodagem de competição, e soube gerir o combate. António, o que se passou? Não te reconheci tecnicamente.

Final -70Kg, Paulo (Felgueiras) vs Jorge (Oeiras). Penso que não será a categoria de peso ideal para o Jorge. O Paulo demonstrou que aos 38 anos, nesta vertente, ainda pode dar muito ao BF de competição.

Jorge começou relativamente bem, mas no 3º round teve uma quebra enorme, tendo inclusive pensado em desistir. Porquê?

Francisco (Oeiras) e o "Guarda redes" (terá sido inveja do meu belo boné).

Continuo a aparecer nestas coisas. Estarei-lhe a ganhar o gosto? No entanto, parece-me que a fatiota de árbitro não me favorece fisicamente.

Os "habitués" Francisco (Oeiras) e Patrick (Sintra). Desta vez venceu o Francisco. Os dois sempre com o bom nível técnico ao qual nos habituaram. Gostaria de vê-los com outros adversários.

Leonel e António. Gostei do posicionamento e atitude em ringue do Leonel, notou-se experiência. Sem querer exagerar, tomando em conta a categoria de peso, pareceram-me os dois atiradores com mais controlo de potência nos golpes.

Jorge e Henrique (Maia) nas 1/2 finais. Mais uns tempinhos, e Henrique mostrará certamente que se poderá contar com ele.

Todos os vencedores, além do título de "Campeão Nacional Técnico 2007", obtiveram a possibilidade e direito de participar no próximo Campeonato Europeu nessa vertente, assim como os inscritos que não puderam actuar por falta de adversário na respectiva categoria de peso (2 elementos masculinos e 1 feminino).

Gostaria que nos campeonatos futuros, houvesse pelo menos eliminatórias (directas ou por poules) a partir de 1/4 de finais. Era um sinal que o "assalto" (que eu considero a forma mais difícil no BF) pode atrair imensa gente que, em teoria, poderia competir sem a parte "dura". Estou a pensar igualmente em jovens e femininas.
Mas admito que o público não conhecedor, e isso foi evidente pela menor assistência, prefere ver 2ª e 1ª séries.

Parabéns a todos os participantes.

(Não liguem ás datas das fotos, foi um descuido)

Resultados completos:

1/2 Finais -70Kg.
Jorge Gonçalves vence Henrique Coelho
Paulo Silva vence Hélder Vieira

Finais
-65Kg Francisco Abreu vence Patrick Mendes
-70Kg Paulo Silva vence Jorge Gonçalves
-80Kg Joaquim Ferreira vence Paulo Santos
-85Kg Leonel Pereira vence António Timóteo

2 comentários:

Marcelo Flores disse...

O que vale é que mesmo à distância vou-me mantendo informado acerca do BF em Portugal e posso contar contigo para saber todos os pormenores. Obrigado Pedro. Um abraço,
Marcelo

Unknown disse...

Obrigado, grande Pedro, pelo rápido envio da matéria que me tinhas prometido sobre o curso de arbitragem.

Quero dar primeiro de tudo um grande abraço e parabéns ao meu colega de lutas, Patrik, pelo seu trabalho, calma e desportivismo em cima do ring.

Parabéns a todos pelo controle e nítido esforço para que desta vez tudo fosse melhor e mais bonito.
Sim "está mais perto" e com a ajuda do arbitro, que vai chamando a atenção dos atiradores (sempre de uma forma discreta e positiva), vamos conseguindo fazer um trabalho que eu pelo menos já chamo de Savate.
Desta vez e digo com orgulho, gostei de quase tudo o que vi em cima do ring.

Gostei muito e foi bonito ver os respectivos professores e monitores, não só em cima do ring como também a fazer boa figura. Acho que é um insentivo e bom exemplo para os alunos e futuros atletas,para mais cedo ou mais tarde, quererem e terem a coragem de subir para o ring. Prabéns Joaquim e Paulo!!!

Para terminar, novamente estão de parabéns a Fed Portuguesa de Savate boxe francês, tu Pedro da Gloria por dares o que podes para não deixar isto morrer estando presente, todos os juizes e homens de canto, que não nos podemos esquecer, estão lá e são responsaveis por darmos o nosso melhor.
Até a proxima,
Francisco Abreu

P.S. Obrigado pela foto. Também tenho uma boina que me fica a matar:)