quarta-feira, 18 de abril de 2007

SAVATE DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO

Caros amigos,

como a maior parte de vós sabe, encontro-me presentemente em Toronto, no Canadá. Obviamente, como a paixão pelo boxe francês é muito forte, quando vim para cá já vinha com uns contactos alinhavados neste campo. Vou contar-vos então como estão a decorrer as coisas:

antes de vir para cá contactei a Federação Canadiana de Savate e respondeu-me a presidente da mesma, de seu nome Janesse Leung. Pessoa muito simpática por sinal, que me disse que havia três ginásios em Toronto (incluindo um na cidade satélite de Mississauga), explicando-me que num deles de Savate tinham apenas o nome, no outro eram praticamente só iniciados e que os de nível mais avançado estavam num ginásio na baixa de Toronto chamado Trinity, entre a Queen Street West e a Bathurst. (deixo o link para quem tiver curiosidade de ver o ginásio)

http://www.trinitymartialarts.com/

Os preços rondam os 65€/mês por 2 vezes por semana (2ª e 4ª) com 1h30 de treino por dia. É um ginásio que apresenta várias vantagens, nomeadamente: é um ginásio específico para desportos de combate/artes marciais, com inúmeros plastrons, quatro sacos grandes, um saco específico para uppercuts, duas punching balls e um ringue! Por outro lado, os balneários (1 e misto), WCs (2) e duches (2) é que tiram um pouco de qualidade.

Noto também que, ao contrário do que estamos habituados a ver, é um ginásio que tem mesmo muitos praticantes do sexo feminino (não exclusivamente no boxe francês, já que essas aulas têm poucos praticantes, mas esta reflexão é apenas fruto de duas observações).

As aulas são ministradas às 2ªs feiras por Gaelle Villete (que, em conversa, soube que foi aluna do nosso amigo Victor Sebastião) e às 4ªs feiras pela Janesse Leung (a presidente da Federação Canadiana de Savate). http://www.trinitymartialarts.com/kickboxingtrainers.html

Como a minha disponibilidade ainda é alargada, consegui combinar com a Janesse dar algumas aulas por ela quando ela não puder e assim não ter de pagar a mensalidade. Ao mesmo tempo, ela sugeriu-me alguns ginásios que podem eventualmente estar interessados em ter o boxe francês como modalidade, portanto é algo que terei de averiguar proximamente.

O sistema de treino não é muito diferente do que estava habituado e não posso dizer que tenha aprendido algo de novo ainda (relembro que hoje será o meu 3º treino). Contudo, talvez devido à minha maneira de ser perfeccionista, detecto alguns aspectos menos positivos (no meu humilde entender claro!): há poucos alongamentos iniciais, não há aberturas nem abdominais. A vantagem é que não somos corridos do ginásio assim que a aula acaba e portanto quem quiser e tiver paciência pode fazer essas coisas por si mesmo.

O nível dos praticantes é muito variado: na 1ª aula estavam 5 pessoas (incluindo eu e a Janesse) e apenas um deles tinha um nível elevado, rapaz esse que penso chamar-se Nick e cuja cara recordo do campeonato do mundo de 2006. Todos os outros eram pouco mais que iniciados. Na 2ª aula não havia praticantes avançados, havendo mesmo um rapaz que tinha um passado ligado ao kickboxe e que apenas praticava boxe francês há um mês e vai combater na categoria de pesados (ele tem cerca de 130kg), na modalidade de Assaut no próximo dia 28.

Como vos referi ao longo deste comentário, esta visão é fruto de dois treinos apenas, por isso é provável que ainda surjam muitas novidades, as quais oportunamente vos contarei. No entanto, a minha opinião até agora é positiva.

Um abraço a todos,
Marcelo

Sem comentários: