sábado, 10 de fevereiro de 2007

SENHOR CONDE

Era inadmissível ter um blog quase exclusivo sobre Boxe Francês/Savate, e não falar, na minha opinião, da grande figura do século 20. Estou a falar, evidentemente, do Senhor Conte Pierre Barozzi, também conhecido por Baruzy. Foi graças a esse senhor que renasceu o Boxe Francês.

Descendente de uma das doze famílias que fundaram Veneza em 697, nasceu em Paris no dia 19 de Maio de 1897. Seu avô deixou Veneza para se radicar em Paris. Orgulhoso das suas origens, o Conde sempre insistiu no nome Barozzi.

Seu pai, oficial superior do exercito Francês, era amigo pessoal do Mestre Charlemont com quem tinha praticado Canne.

Com a idade de 13 anos, seu pai pediu a Charlemont para “fazer dele um homem”.

Aos 17 anos, com apenas quatro anos de treino, na categoria de peso médios venceu o 1º Campeonato do Mundo (1913). Titulo que ele achava exagerado e que de nunca gostou falar. Tinham somente participado no evento, Franceses, Holandeses, Suíços, Italianos e Belgas.

Entre 1922 e Janeiro de 1939, ganhou 11 vezes o Campeonato de França.

Em 1924 combateu por duas vezes nos Jogos Olímpicos de Paris (o Boxe Francês foi desporto de demonstração).

Dos cerca de quarenta combates efectuados na sua carreira, nunca perdeu.

Após a segunda guerra, e o declínio do Boxe Francês, esforçou-se para não deixar morrer a modalidade, ministrando aulas e estágios em diversos pontos do país.

Em 1965 eram 400 praticantes (não esquecer que no principio do século 20, havia mais de 100 000 praticantes em França), e criou um Comité de BF no seio da Federação de Judo. Dez anos depois, e cerca de 1200 adeptos criou a Federação Nacional de Boxe Francês, que mais tarde foi designada de Federação Francesa de Boxe Francês Savate. Hoje em França, contam-se cerca de 35 000 federados.

Com praticamente 90 anos, nos eventos oficiais , o conde entregava taças e medalhas. Recordo-me de vê-lo saudar os atletas e público na forma regulamentar e tradicional do Boxe Francês, recebendo sempre uma grande ovação por parte dos espectadores. Por diversas vezes dirigiu-se ao apresentador oficial, bem conhecido dele (Jean Manfay) e de repente simulava a aplicação de um fouetté à face. Se a ovação era grande quando subia ao palco, após essa execução técnica, o público entrava em delírio.

O senhor Conde faleceu em 17 de Dezembro de 1994.



É de apreciar a qualidade técnica

Com Georges Carpentier, Campeão Mundial de Boxe

Algumas das suas medalhas. Tive o privilégio de ver a totalidade representando o seus títulos de Campeão.

Exercicios de aquecimento

Para simples informação, no dicionário Larousse de 1965 (por acaso tenho um na minha posse) em Boxe Francês, lia-se a definição seguida de : modalidade já não praticada.
Penso que estamos nós, os apaixonados pela disciplina, em dívida para com o Sr Conde.

1 comentário:

Anónimo disse...

é muito bom falarem um pouco da origem da história, e dos divulgadores pois dá todo o sentido aos treinos.
começei agora e estou a pesquisar informação, torna-se assim mais motivante.