domingo, 7 de janeiro de 2007

UM POUCO DE CANNE



A « Canne » de combate ou « Canne » de arma é um dos raros desportos de combate franceses. Fala-se muitas vezes de arte marcial francesa, apesar da codificação como desporto não permitir essa designação oficial. Hoje distinguem-se várias práticas de Canne de combate : a Canne de combate de competição, de defesa pessoal (sobretudo o método « Lafond ») e a Canne artistica.
A Canne de competição é uma disciplina associada à Savate /Boxe Francês e á sua federação. A história deste desporto está ligado ao Boxe Francês e principalmente ao uso da Canne (bengala) pelos burgueses do século 19 que sabiam defender-se com ela. Alguns dominavam o corpo a corpo (luta), o Boxe Francês ou Inglês, com o seu trabalho de pés e de punhos, e finalmente com golpes a maior distância, as bengalas.
A Canne (bengala) estava nas mãos dos homens da cidade e o Bâton (pau) nos do campo. Porque a Canne e o Bâton sempre tiveram um destino muito ligado em todos os países do Mundo!
As técnicas de Canne foram actualizadas por Maurice Sarry, no final dos anos 1970. Ele codificou este desporto porque desejava reabilitá-lo. Tanto que no
princípio do século passado, viu-se que a Canne era muito praticada nos países anglo-saxónicos (igualmente na India pelos ingleses) e em França, como após a 1ª guerra mundial tendeu em desaparecer, assim como o Pau, ensinado nos exercítos franceses e americanos e as técnicas de baioneta desapareceriam progressivamente nesse mesmo período.
Recordamos que não se deve reduzir a história da Canne e Bâton a essa época, porque em todos os tempos, o homem usou essa ferramenta, tornada uma arma terrível em todos os países do Mundo.

Sem comentários: