terça-feira, 23 de janeiro de 2007

OS "HISTORIADORES" SEM REFERÊNCIAS

Tempos atrás, li este artigo. Hoje, considerei necessário publicar uma parte. Qualquer um pode dizer ou escrever o que bem entende. Aconselharia a muitos autores, que, quando publicam seja o que for, informem-se do ponto de vista da veracidade histórica. Fique claro que eu pessoalmente, sendo um apaixonado pelos desportos de combate, também aprecio o Boxe Tailandês, mas daí a afirmar que o Boxe Francês só foi criado após e graças à chegada do Muay Thai na Europa.................
Então aqui vai a tal parte do texto que me surpreendeu e me fez sorrir.

MUAY THAI

Histórico

"O Muay Thai conhecido no Brasil como Boxe Tailandês ou Thai Boxing na Europa e Estados Unidos, é uma Arte Marcial com mais de 2 mil anos de existência. O povo Tailandês criou o Muay Thai para se defender nas guerras e para obter uma boa saúde. O Muay Thai é profundamente ligado ao Budismo, esta Arte Marcial se tornou esporte de ringue por volta de 1930. Hoje em dia o Muay Thai é uma luta de chute-boxe, sua armas são os Punhos, Cotovelos, Joelhos e Pés. Na década de 60 o Muay Thai chegou ao Japão onde foi criado o estilo Kick Boxing, depois estes métodos de luta chegaram aos Estados Unidos e lá criou-se o Full Contact. Na França , bem depois da chegada do Muay Thai, foi criado uma Arte Marcial também de ringue, denominada Savate / Boxe francês.

"

Resumindo. Segundo este senhor, cujo nome não citarei por respeito, o NOSSO Boxe Francês seria uma "cópia" baseada na arte tailandesa. Tanto trabalho que eu tive a publicar as origens e depois ver um texto deste!!
Afirmo que não é intenção minha, criar alguma polémica com os adeptos de Boxe Tailandês, que eu muito respeito. Aparentemente este texto é da autoria e iniciativa individual de um "Mestre" da modalidade. (Limitei-me a pôr pontos e vírgulas, porque aquando da minha primeira leitura, fiquei sem respiração)

Sem comentários: