terça-feira, 2 de janeiro de 2007

AS ARTES QUE DERAM ORIGEM A SAVATE DE HOJE



CHAUSSON :
Mais conhecido pela designação de Chausson Marseillais, O Chausson Provençal ou Jo de la Sabato, Chausson Provençal é para alguns, derivado da tradição das artes pugilisticas gregas, enquanto para outros seria uma invenção dos marinheiros do século XIII. Esta disciplina consistia na principal utilização de pontapés. Conta-se que os marinheiros provençais resolviam seus litígios, dando potentes pontapés nos seus adversários para os fazer cair dentro da água. O balanço dos navios pondo em perigo o equilibrio, posavam a mão no chão ou agarravam-se aos cabos para combater. Em terra, combatiam da mesma forma e usavam muito pouco os punhos. Mas tal a luta, podia tornar-se um simples jogo de destreza. Desaparecido no sul da França, ficaria muito tempo uma disciplina muito popular em Itália, sob o nome de Savate Genoves.

LUTTE PARISIENNE : A
ntepassada da Savate, este sistema de combate de rua francês, inspirado do famoso Pancrace grego, demonstrou ser terrivelmente eficaz nas ruelas escuras e estreitas da capital. Para muitos especialistas em artes marciais, teria sido construida graças ao acrescento técnico trazido de diversos sistemas de combate regionais franceses, importados pelos provincianos que se instalaram em Paris (Bretons, Provençaux, Auvergnats, Basques, Corses, Alsaciens, Chtimis…). Durante muito tempo ficou a arte dos « rapazes de má fama parisienses », tornaria-se uma disciplina policial, sob a direcção do famoso Grande Mestre dessa arte, Eugène François Vidocq que a inclui no seu programa de formação dos agentes de segurança parisiense do século 19. Actualmente, pratica-se sob a designação de Savate Défense.

SAVATE :
(Antes de Casseux a analizar e repertoriar as técnicas) O nome foi-lhe atribuido por causa dos numerosos pontapés. No século 19 não se parecia em nada com o que é praticado hoje. Os combatentes preferiam nos assaltos de pontapés, juntar golpes de mão aberta aos de punho fechado, utilizados hoje na sua versão moderna designada de Boxe Francês. Nessa época, só as mordidelas não eram toleradas. As técnicas eram muito elaboradas com o obejctivo de obter um forma de combate total, até mesmo selvagem. Todas as armas do corpo eram usadas em percussão. Chaves, projecções, desequilibros estavam em uso. Nesses tempos, mais que os KO, era a morte que era ocasionada por esses combates.

Sem comentários: