quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

A ORIGEM DA SAVATE EM PORTUGAL

Em finais de 1984, a Fédération Internationale de Boxe Française/Savate, preparando a sua constituição oficial que aconteceria em Março de 1985, procurava um treinador já formado para implantar a modalidade em Portugal. O objectivo, era reunir o máximo de países no seu seio de forma a organizar rapidamente os Campeonatos da Europa a 1ª Taça do Mundo que seria transformada na devida altura em Campeonato do Mundo.

Pedro da Glória era então treinador pela terceira época consecutiva no clube de Viroflay, clube esse criado em 1975 pelo Sr Jean-Pierre Le Blon, (campeão de França 1967 e 1968, Luva de Ouro e antigo dirigente federativo) por quem foi informado do objectivo da FIBFS em formação.

Após ter vivido em França durante 20 anos, Pedro regressou a Portugal em Julho de 1985. Procurou uma sala onde pudesse iniciar os treinos.

O primeiro treino oficial foi em 10 de Outubro do mesmo ano no salão desportivo da Associação dos Bombeiros Voluntarios de Parede.

Na mesma altura, com a ajuda do seu primeiro aluno em Portugal (José Pedro Barreno) começou a tratar de todos os documentos legais para a criação da APBFS, notariada publicamente em Fevereiro de 1986. Em 1991, era do ponto de vista da constituição legal, dos desportos de combate em ringue, á excepção do Boxe, a associação mais antiga de Portugal.

Em 1985, Pedro conhece em Oeiras, Cristóvão Laranjeiro, antigo atleta que combatia na Belgica e aluno de Alex Walnier, conceituado treinador e dirigente da Federação Belga. Cristóvão era possuidor de um curso de monitor tirado através dessa mesma federação.

Decidiram lançar outro clube. Os treinos com Cristóvão foram iniciados em Outubro de 1986 nas instalações da Associação Desportiva de Oeiras.

No inicio de 1986, Pedro da Glória começara a treinar também na Escola Salesiana do Estoril pela associação de estudantes. Frequentavam esses treinos cerca de 40 jovens.

A partir do inicio dos anos 90, multiplicaram-se os centros de treino, praticamente todos nas zonas de Cascais , Sintra e Oeiras.

Em Maio de 1990, uma delegação composta por 8 “tireurs” fora a França enfrentar uma selecção de Ile de France. Admite-se que era uma equipa portuguesa muito forte tanto física como tecnicotactica, e sobretudo, muito pura na ideologia da Savate.

Esses atletas promoveram da melhor maneira o bom nível praticado em Portugal e por simples amor à modalidade.

A partir dessa data, graças á aquisição de 2 ringues, organizaram-se vários torneios em Portugal , talvez de forma demasiada discreta e modesta, inclusive recebeu-se a equipa de Saint-Germain (França) em 1991.

Em 1993, José Pinheiro, atleta português radicado em França e grande campeão da categoria de pesos “galo”, pediu à APBFS através do seu assessor, a autorização de participar no campeonatos do Mundo e da Europa em representação de Portugal (perdeu os 2 títulos na final). Esse seu assessor , Sr. Alberto Alves, passou a ser delegado oficial da APBFS, mantendo os contactos todos em França.

Em 1994, Sr. Alberto informa Pedro que a Fédération Française de BF/S lhe tinha comunicado que se encontrava em França para assistir à gala de Bercy, um português (José Rodrigues) que, pela mesma federação era possuidor do curso de monitor há relativamente pouco tempo. Após primeiro contacto telefónico de França, houve logo, já em Portugal um contacto pessoal.

José informara que estava disposto a ajudar no desenvolvimento do BF em Portugal, com bons conhecimentos que tinha na área do Porto, pensou-se que era uma excelente forma de descentralizar o BF.

A Associação seria entregue em 1994 a uma instituição desportiva de Vila Nova de Gaia, após um estágio dirigido por José Pinheiro.

Essa decisão foi tomada pelo facto de se poder aproveitar as estruturas e o bom nome no mercado desportivo dessa instituição desportiva. Pedro da Glória deveria manter o cargo de director técnico, devido ao seu maior conhecimento da modalidade e a mais alta graduação nessa época. Só que, sem se saber exactamente as razões nunca mais houve contactos no sentido de continuar a desenvolver acções em conjunto.

Continuou-se a praticar BF na zona de Lisboa sendo a maior escola a de Parede até 1999. Ano em que Pedro da Glória por razões pessoais mudou-se para o sul do país. No clube de Parede praticou-se até 2002/2003 ficando Pedro Franco responsável pelos treinos.




Sem comentários: